HGST apresenta HD com 10 terabytes de espaço
A HGST, subsidiária da Western Digital, apresentou um novo HD que é o sonho de qualquer pessoa ou empresa que tem necessidade de guardar muitos arquivos. A empresa revelou o 10TB SMR HelioSeal HDD, que, como o nome já adianta, consegue guardar 10 terabytes de dados.
No entanto, por mais que haja o impulso para conectar o aparelho no seu computador, é importante notar que ele não foi feito para isso, pelo menos por enquanto. A empresa pensa em fornecê-lo para datacenters, então quem deve ficar satisfeito com a novidade são adminstradores de servidores.
Esse cuidado na restrição da comercialização do produto é tomado porque para atingir essa marca, é necessário adicionar o suporte também nos sistemas operacionais, o que foi feito apenas no Linux, muito usado para servidores e datacenters.
O suporte total a este tipo de tecnologia chegará apenas com o kernel 3.19 do Linux.Isso porque o HD usa duas tecnologias complementares para operar, chamadas HelioSeal e SMR (Shingle Magnetic Recording), que necessitam de um cuidado extra.
A peça estará disponível no mercado na segunda metade de 2015. Ainda não há previsão de preço, mas os representantes da HGST dizem que o custo total, considerando economia de energia, e corte de contas de refrigeração e o aumento da densidade de armazenamento, será razoável.
Fonte: Olhar digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário